domingo, 8 de julho de 2007

Reconhecimento Motivador!


Para minha primeira publicação resolvi falar de algo que, sinceramente, me deixou muito emocionada,feliz e com uma certa pulga atrás da orelha! Vou falar desses 3 sentimentos separadamente, tentando relatar o que cada um representou pra mim। Para aqueles que acompanharam meu estágio na FASC, o que vou escrever vai ser de fácil entendimento e identificação। Para os demais seguirei escrevendo sobre essa experiência maravilhosa, que tive durante os quase 8 meses que estagiei com uma turma de adolescentes। Tenho certeza que e futuramente tudo ficará mais claro! Ontem a noite estava deitada eu, minha gripe e a chateação por não ter sido selecionada para um evento que me renderia preciosos recursos financeiros. Fiquei lá, como se nada que eu estivesse fazendo profissionalmente estivesse sendo reconhecido por quem quer que seja, estava triste, me sentindo uma verdadeira inútil! Ainda esperançosa por uma ligação do pessoal da Agência atendi o meu celular que tocara...fiquei uns 2 minutos para identificar quem estava do outro lado da linha...e PIMBA.....quando os meninos se identificaram, percebi quanto inútil estava sendo a minha choradeira deitada naquele sofá, aquecida por cobertores limpos e assistindo a uma partida de futebol. Do outro lado da linha, dois dos jovens, meus alunos, me alertavam, sem querer, de minha rebeldia fácil, da minha brabeza infundada e hipócrita. Já fazem alguns meses que deixei o programa, poucos jovens continuaram cursando o Agente Jovem, a maioria se formou e de poucos tenho notícias. Aquela ligação repleta de uma saudade de ambos os lados, foi primeiramente emocionante, a preocupação dos jovens, ter notícia deles, de suas vidas...ao longo da conversa fui ficando feliz! Por mais bobo que possa parecer esse relato, não foram poucas as lições que tirei desse momento. Antes de atender ao telefone dos meninos, não conseguia imaginar a realização de nenhuma atividade profissional de sucesso. Lembro de uma pergunta primordial que me fizeram: "Tá trabalhando Sora?Não vai voltar pro AGENTE JOVEM?"... Como ficar deitada no sofá sem perspectiva nenhuma depois de ouvir isso? Seria como fazer tudo as avessas, contradizer tudo que disse diversas vezes pra eles. Como fazer isso, se DE FATO, não me falta nada de que é necessário e fundamental para viver e trabalhar? Quantas vezes nos deixamos abalar por coisas tão banais e possivelmente passageiras, por estarmos tão acostumados as facilidades!? Dentre tantas coisas que aprendi nessa ligação, é que CHORAR DE BARRIGA CHEIA é mesmo muito fácil e cômodo!

Fiquei envergonhada da minha postura infantil e (não gosto muito desse termo, mas ele é bem adequado para o que desejo provocar) burguesa, talvez o exemplo sirva para algum tipo de reflexão!

3 comentários:

Daniela Scheifler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniela Scheifler disse...

Todo mestre se dá conta que o conhecimento é uma via de mão dupla. O verdadeiro professor percebe que aprende aquilo que ensina e aprende com seus alunos. O aprendizado surge na tensão dessa interação, por isso "amica mia", não há do que se envergonhar 8-))))

Marcelo Cortimiglia disse...

"Para os demais seguirei escrevendo sobre essa experiência maravilhosa, que tive durante os quase 8 meses que estagiei com uma turma de adolescentes। "

A minha maninha não é mais uma adolescente, já é adulta! Que coisa...