domingo, 2 de setembro de 2007

Dialogando sobre a Educação




E-mail que enviei para minha professora de Sociologia da Educação.


Fica a minha reflexão, principalmente para aqueles que seguiram ou seguirão a carreira de professores!






Professora, senti uma enorme vontade de tentar me explicar melhor sobre algumas idéias que tentei expor em sala de aula. Infelizmente, ou felizmente creio que tenho mais facilidade em expressar minhas idéias e questionamentos por meio das palavras escritas.


Meu nome é Angela Nogueira Cortimiglia, sou tua aluna na cadeira de Sociologia da Educação, que é ministrada nas noites de quinta-feira. Hoje relatei minha experiência como orientadora no Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Começei a refletir sobre algumas grandes questões durante a aula, que a meu ver são muito sérias e válidas para uma contínua reflexão. A verdade é que saí da aula mais cedo, pois não me aguentava, estava cheia de questionamentos e precisava pensar a respeito, sem colocar ainda mais dúvidas! (hehehehe)


O pensamento liberal sobre a Educação coloca algumas questões que são, ao meu ver, muito interessantes, como o fato da educação ser vista como uma "escada", possibilitando a ascensão social. Meu questionamento é o seguinte, todos nós que cá estamos, na universidade, em certa medida concordamos que estar na universidade representa um fator de crescimento. No entanto, o que foi levantado na aula, foi apenas o questionamento em relação a questao financeira e econômica. Não creio que todos meus colegas que lá estavam presentes tem a idéia de que ao concluirem a Universidade terão seguramente emprego e vida econômica estável. Ao menos eu não tenho mais essa idéia. Mas, há algo que quero salientar, não concordaremos todos de que, a educação de forma geral, propicia a formação de seres questionadores, pensantes? Ou pelo menos deveria propiciar?


Quando penso na idéia da educação como meio para a ascensão social, talvez utopicamente devido a atual conjultura, não penso em ascensão econômica. Se pensasse em ascensão econômica provavelmente seria correto dizer aos meus orientandos que o mundo do tráfico, de fato remunera muito melhor ao seu "profissional" do que o estado aos seus professores. Mas e a idéia de que com o estudo as pessoas podem realmente escolher, entender? Querer mudar as bases de desigualdade econômica do país é algo complexo demais. Não sei o que vem primeiro, o ovo ou a galinha, a educação e a reflexão sobre a realidade ou a igualdade econômica. Não será a educação uma possivel fonte de libertação desse círculo vicioso? Se as pessoas começarem a se questionar mais sobre a realidade, não será mais justo?


Não se trata de ser ou não alguem, todos somos, mas de entender o que isso representa e as diversas opções que o mundo oferece. O que estou questionando, agora me parece claro, é o papel da educação. Talvez uma revolução pacífica, revolução de idéias, lenta e que nos encaminhe para outro tipo de sociedade. Um outro tipo de sociedade que não tento determinar, pois acho que o simples fato de ter uma sociedade pensante já serie espetacular!

3 comentários:

Marcelo Cortimiglia disse...

Teu irmão deve ser meio burro, porque ele não entendeu direito qual o teu questionamento.

Ou então não li o texto com a atenção necessária.

Pensando bem, prefiro a segunda opção. Vou ler de novo.

Marcelo Cortimiglia disse...

"[...] a educação de forma geral, propicia a formação de seres questionadores, pensantes? Ou pelo menos deveria propiciar?"

É essa a dúvida? Se for, confesso que nunca pensei no contrário. Ou seja, no meu ponto de vista, a educação, sobretudo a superior, serve para aprimorar no "educando": (a) seu senso de cidadania (inclui-se aqui a consciência social e política que se desdobra - ou não - em questionamentos à ordem vigente); e (b) suas habilidades técnicas, capazes de permitir acesso a postos de trabalho que requeiram conhecimentos mais avançados, aprofundados, em sua área.

Hmm, posso estar esquecendo algo.

Marcelo Cortimiglia disse...

Pra fechar, uma citacao pra fazer pensar:

'Education is the transmission of civilization', Will Durant.